Tuesday, February 11, 2014

Morreu Shirley Temple estrela infantil dos anos 30

Shirley Temple Black, a atriz norte-americana morreu esta segunda-feira aos 85 anos, de causas naturais em Woodside, Califórnia. Diplomata, activista, foi uma das primeiras figuras públicas a dar a cara pela luta contra o cancro da mama.

A atriz norte-americana nasceu a 23 de abril de 1928 e ficou célebre nos anos 30, tornando-se uma das crianças prodígio mais famosas de sempre na história do Cinema. Os seus números de dança em filmes como "Baby Take a Bow", de 1934, conquistaram o grande público norte-americano durante a grande Depressão.



Terá sido a actriz mais nova de sempre distinguida pela Academia de Hollywood, tinha apenas seis anos quando, em Fevereiro de 1935, lhe foi atribuído um Óscar "juvenil", no entanto, apesar do vasto currículo que já tinha acabou por abandonar a carreira cinematográfica aos 22 anos e dedicando-se à vida diplomática, exercendo em 1969 as funções de delegada das Nações Unida, e foi ainda também embaixadora dos Estados Unidos no Gana em 1974 e na Checoslováquia em 1989.

Na memória colectiva, porém, permanecerá a "actriz-criança" de caracóis fartos, sorriso inocente e voz límpida que marcou a década de 1930 do cinema americano.

Shirley Temple


Fontes: TSF, P1Cultura, Youtube, DN

Andreia Ginja

No comments:

Post a Comment