Friday, February 21, 2014

MyiArts lança petição contra remoção de calçada portuguesa

O MyiArts, entidade de apoio às artes, cultura e turismo, informou que foi criada uma petição pública contra a retirada da calçada portuguesa aprovada na passada terça-feira dia 18 de Fevereiro pela Assembleia Municipal de Lisboa.

Calçada Portuguesa

A intenção da retirada da calçada visa facilitar a mobilidade na cidade de Lisboa, eliminando barreiras arquitectónicas até 2017.

Segundo o município, alega razões de segurança para a medida pois o plano não pretende substituir toda a calçada portuguesa. "Não se trata, por isso, de acabar com a calçada. Nem faz sentido afirmar que ou se mantém toda a calçada ou os passeios se tornam uma manta de retalhos, ou que não se deve alterar o revestimento enquanto não se ordenarem as infraestruturas de subsolo em toda a cidade".

Porém, o MyiArts apoia o Plano de Acessibilidade Pedonal, afirmando que “a criação de mais passadeiras, ciclovias e o rebaixamento de passeios são de aplaudir” e representam “ações que vão melhorar a vida de quem mais precisa”.

O Plano de Acessibilidade Pedonal tenciona também prevenir o aparecimento de novas barreiras e adaptar as edificações existentes, actuando assim nos equipamentos municipais, na articulação com a rede de transporte público e na via pública.


Fontes: Jornal i, Noticias ao Minuto, SOL

Andreia Ginja
Dipali Magan

No comments:

Post a Comment