Friday, February 21, 2014

Semana Infernal na Ucrânia

O Presidente Ucraniano, Victor Yanoukovitch, aceitou a realização de eleições antecipadas no pais.

Os Confrontos
Confrontos
A recorrente violência durante a passada semana, na Ucrânia, tem feito abalar o sistema politico europeu também ficando marcada por já fazer cerca de 75 mortes de acordo com o Ministério da Saúde, elevando o numero anterior referido. Enquanto que o Ministério do Interior informa que pelo menos três policias foram vitimas de confrontos.

Os manifestantes radicais armados de qualquer forma, seja bastões, escudos de pregos, pedras ou ate mesmo coqueteis molotov, confrontam-se com a Policia de Choque  (Berkut), que ripostou com balas de borracha e bombas de gás lacrimogéneo. Na pausa do confronto podia-se observar manifestantes a reforçar as barricadas, a distribuição de comida, pneus, garrafas vazias, etc.

O video seguinte tornou-se viral, com uma pequena ideia apela à sociedade internacional para que apoie o povo ucraniano e luta para demonstrar liberdade e democracia no seu país.



O Comunicado
 Victor Yanoukovitch
Ao ver-se confrontado por esta abominação de confronto e ao ser pressionada pela União Europeia, o Presidente Victor Yanoukovitch, afirmou hoje, sexta dia 21 de Fevereiro, num comunicado de acordo internacional, que anuncia a marcação de eleições antecipadas, para Dezembro, e a reforma da Constituição, agendada para Setembro, de acordo com a agência Interfax.

O objectivo do acordo preliminar tem como finalidade retirar poderes políticos ao presidente e criar um governo provisório em 48 horas. O actual Ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia afirmou que "No entanto, ainda é cedo para dizer que a crise acabou".

A BBC reforça a mensagem publicando o comunicado na integra e "nestes dias trágicos, em que a Ucrânia sofreu perdas pesadas, em que pessoas morreram dos dois lados das barricadas, considero que é minha responsabilidade, em gloriosa memória dos que morreram, declarar que nada é mais importante do que as vidas humanas. E não há passos que não possamos dar juntos para restaurar a paz na Ucrânia".

União Europeia
Na passada quinta feira (20), a União Europeia convocou o Conselho Europeu de Ministros do Negócios Estrangeiros (CE), que decidiu anunciar a congelação de activos financeiros daqueles que estão envolvidos em violência na Ucrânia. Lista a ser anunciada hoje sexta-feira (21).

Para alem disso, a UE vai facilitar a emissão de vistos para civis e feridos nos protestos. O CE ainda não decidiu nas sanções, que de acordo com a chanceler italiana, Emma Bonino, "A nossa prioridade é que a Ucrânia não exploda. A nossa posição é que com o poder vem a responsabilidade, então primeiro é culpa do governo. Mas também reconhecemos que existem grupos extremistas de vários tipos e não podemos fingir que não vemos".

Fontes: Sol, Expresso, Google, TSF, JN, DN, DCI

Gonçalo Bento - Edição de Texto

Francisco Freitas - Edição de Imagem

No comments:

Post a Comment