Friday, April 4, 2014

Guerra entre a Google e a Turquia

A Google revelou que a Turquia estaria a bloquear o DNS (Domain Name System) do país de forma a bloquarem oos sites Youtube e Twitter.
Twitter silenciado na Turquia

O sinal de DNS é o sistema que permite ao utilizador os endereços de IP. A Google afirma que os servidores estão a ser bloqueados de forma a reter o acesso à Internet.

Como comfirma a Cnet, as autoridades tentam evitar que os utilizadores tenham a liberdade de contornar a proibição imposta ao YouTube e ao Twitter. Ao que tudo indica, os utilizadores definiam os seus PC's e telemóveis para acederem ao DNS público da Google o 8.8.8.8 ou 8.8.4.4.

As autoridades turcas baniram o acesso a estas duas redes sociais, depois da Google se ter recusado a remover vídeos que mostravam indícios de corrupção no governo.

De momento, as empresas que permitem serviços de internet na Turquia criaram a oportunidade de disponibilizar novos servidores colocando os servidores sobre monotorização aos utilizadores.

A Google afirmou que “Nós recebemos vários relatórios credíveis e confirmá-mos através de uma pesquisa interna que o serviço de DNS da Google havia sido interceptado”.

Fontes: Exame Informática, IDGNow, TechENet, Imagem

Gonçalo Bento

No comments:

Post a Comment