Tuesday, January 20, 2015

Brasileiro executado na Indonesia por tráfico de drogas

Marco Archer tribunal condenado

Neste sábado (17) à 00h03,  o brasileiro Marco Archer de 53 anos foi fuzilado pelo pelotão de fuzilamento após passar mais de dez anos preso por tráfico de drogas.

Preso desde Agosto de 2003, por tentar entrar no país com 13 quilos de cocaína, Archer foi condenado à morte por tráfico de drogas, apesar do governo brasileiro ter feito vários apelos pela vida de Archer e a presidente Dilma Rousseff ter ligado para o presidente da Indonésia para evitar o fuzilamento. O clérigo Hasan Makarin, responsável por aconselhar os presos, confirmou que todos aceitaram a pena e não protestaram.

O governo da Indonésia ainda não confirmou oficialmente a morte de Archer mas o Palácio Planalto já condenou e publicou a execução. O governo quer enterrar o corpo de Archer ao lado do presídio onde foi feito a execução. É o segundo brasileiro condenado a morte por tráfico de drogas, sendo que o  surfista Rodrigo Gularte foi preso com 6 kg de cocaína em 2004.

A família de Archer decidiu cremar o corpo e trazer as cinzas para o Brasil, já que o governo brasileiro não pagará a repatriação de corpos de cidadãos que morrem no exterior.

Fontes:g1.globoitribunaipueirasnewsdn.pt

Leandro Fernandes e Iris Vasconcelos

No comments:

Post a Comment