Tuesday, January 27, 2015

Novo governo, novo ministro: a reviravolta na Grécia

Está confirmado o próximo ministro das finanças na Grécia. Yanis Varoufakis promete mudanças drásticas no que diz respeito à austeridade imposta até agora.

Atenas, Grécia, Yanis Varoufakis
Fonte: oecd

Yanis Varoufakis tem 53 anos e é, até à data, professor de Economia na Universidade de Atenas. Apesar de já se ter manifestado pela reestruturação da dívida portuguesa em 2014 e de se ter destacado entre as 74 entidades estrangeiras que subscreveram o protesto, só agora poderá tomar verdadeiras medidas nesse contexto, relativamente à austeridade imposta na Grécia.

Eleito ministro das finanças, Yanis assegura que “Como próximo ministro das Finanças, posso assegurar que não vamos ao Eurogrupo procurar uma boa solução para os contribuintes gregos e uma má para os contribuintes irlandeses, eslovacos, alemães, franceses e italianos”.

Assim, podemos concluir que Yanis tem consciência da situação precária da Grécia, sendo que a primeira medida a ser tomada relaciona-se com a crise humanitária do país, no que diz respeito à descida drástica de classe social de uma grande parte da população: "É um absurdo que em 2015 temos pessoas que tinham empregos e casas, e alguns deles tinham lojas até um par de anos atrás, que agora estão a dormir na rua".

Este novo ministro é a esperança do povo grego e da reestruturação da dívida pública, pois cabe a este o papel da mudança.

Fontes: Público, TVI24, Yanis Varoufakis Blog, DN Globo, Regiões TVR
Beatriz Cassona e Joana Raimundo

No comments:

Post a Comment