Saturday, January 31, 2015

Professores ao nível dos alunos

alunos, professores, aulasOs professores sempre se mostraram superiores aos alunos, sendo que os penalizam e descontam os erros ortográficos e outros conteúdos nos seus testes e exames.
No entanto por ironia, a prova realizada em Dezembro(PACC), demonstrou nos seus resultados divulgados dia 26 de Janeiro que os professores erram de forma semelhante à dos alunos portugueses, sendo que de 2490, cerca de 854 chumbaram.

Quando houve conhecimento destas provas na minha antiga escola secundária, gerou-se um cenário de terror face às mesmas, argumentando que era uma injustiça e questionamento à sua carreira. A verdade é que o medo de demonstrar que na realidade não são bons naquilo que leccionam, residia.

As maiores dificuldades deram-se em problemas de escrita, resolução de problemas e interpretação dos mesmos e ainda análise de gráficos. Tais essas revelaram-se nas provas de avaliação de conhecimentos e capacidades feitas não só aos professores e candidatos à docência, assim como aos alunos, tendo relevado a partir dos relatórios disponibilizados pelos antigo Gabinetede Avaliação Educacional, sobre a sua prestação em testes intermédios, provas e exames nacionais ,que esta tendência é detectada aos sete anos de idade e tem continuidade no secundário.

Nesta segunda edição de PACC, os resultados revelaram-se piores do que a primeira sendo que nessa a percentagem de erros ortográficos de um a dois erros ortográficos foi de 30% e de cinco a mais de 14,8%, desta vez apenas havendo já repetentes da prova, 34,7% das respostas não apresentaram erros, 29,1% registaram um a dois erros e em 19,9% cinco ou mais.

Como tal não se justifica que a dificuldade dos exames nacionais que dão entrada para o ensino superior e ínicio de uma vida nova, se mantenha, visto que se os alunos não estão preparados para este grau; aqueles que leccionam- os professores-muito menos se encontram preparados para ter voto de classificação de disciplinas.

Exames Nacionais, PACCEu vivi desta realidade, em que os professores encontram-se quase que automatizados com os seus manuais de ensino, e aquando o aluno põe uma questão sobre outro manual, não sabe responder, deixou haver um conhecimento sobre a matéria e sua aplicação, mas sim um conhecimento direcionado para apenas algo específico. Por ventura , não deixei de chumbar à disciplina, mais precisamente matemática, em que coloquei a questão e não me souberam responder, então quem é aquela professora para me dar nota, se não tem capacidade de adaptação e  aplicação do seu conhecimento?


Dado estes resultados há que saber dar a volta, e mudar finalmente o ensino Português em termos de programa, começar a cortar o mal pela raíz desde cedo, porque não se admite que mesmo sendo humano e se possa errar, os professores se apresentem deste modo , têm de servir como exemplo.

Fontes: Observador, Público
Fonte Imagem: Público, aeaf

Realizado por: Iris Mota

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