Friday, February 6, 2015

Tecnologia adaptada a smartphones deteta vírus HIV

A tecnologia não pára, tornando-se cada vez mais inovadora e atingindo patamares nunca antes pensados.

tecnologia, HIV, inovação tecnológica, vírus HIV
Fonte: Exame.com

O desenvolvimento deste novo sistema de detecção da doença através de smartphones focou-se essencialmente nos PVD (Países em vias de Desenvolvimento) de forma a facilitar o diagnostico da doença nestes países com dificuldades em aceder a outras tecnologias mais dispendiosas. O aparelho em questão foi desenvolvido por um grupo de investigadores da Universidade da Columbia que garante ainda, apesar da sua eficácia, algumas falhas no aparelho detectadas em testes feitos.

Em relação ao seu funcionamento, é introduzida a amostra de sangue ao aparelho que detecta a existência ou não de anomalias em relação aos anticorpos que combatem o HIV, consoante esse resultado, dá-se a conhecer se o paciente está ou não contaminado com o vírus. Posteriormente o aparelho é ligado ao smartphone/tablet através do cabo de áudio e é através de uma aplicação instalada que é feita a leitura desses mesmos resultados em aproximadamente 15 minutos.

O aparelho para além desta facilidade e rapidez, pode ser usado em casa evitando assim, possíveis deslocações a centros especializados para ser feito o teste. Para além disto, é de notar a facilidade de preço correspondente apenas a 30 euros. Todas estas facilidades são importantes e foram concebidas a pensar essencialmente nos PVD.

Fonte: Exame.com, Observador 

André Martinho, Beatriz Cassona e Joana Raimundo

No comments:

Post a Comment