Friday, November 18, 2016

RAPoder: a influência da música rap em Portugal na década de 90


RAPoder no Portugal urbano pós 25 de Abril” foi um trabalho sobre o movimento do rap e hip-hop nacional entre os anos de 1986 e 1999, organizado por Soraia Simões ( da Mural Sonoro). Na primeira fase deste projecto realizaram-se debates tendo como intervenientes músicos, MCs, investigadores, jornalistas e outros agentes. Os debates ocorreram no dia 7 de Setembro, num dos pátios da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

A sessão contou com a presença do Historiador, Professor e Investigador do Instituto de História Contemporânea da FCSH NOVA Fernando Rosas e de José Falcão, um dos fundadores da SOS Racismo no ano 1990, de Lince, integrante do grupo New Tribe que faria parte da primeira colectânea 'hip -hop' editada em Portugal, a RAPública e ainda um dos fundadores dos estúdios BIG BIT.

Evensi
O debate teve como moderadora a Investigadora do Instituto de História Contemporânea da FCSH NOVA, Soraia Simões, coordenadora deste ciclo que se insere no projecto ''RAPortugal 1986 - 1999'', projecto de investigação e criação que contou com os apoios da Direcção Geral das Artes.

Nesta sessão de abertura falou-se de uma parte da história da cidade de Lisboa e da influência da música rap na transformação económica, política e cultural de Portugal na década de 90, assim como do tema racismo.

Fontes: O Fado; Mural Sonoro; FCSH NOVA.

Autores: Gonçalo Almeida
Bruno Marques

No comments:

Post a Comment