Monday, November 14, 2016

Super-Lua mais brilhante desde 1948



Nesta segunda feira, a lua vai estar mais  perto da terra, como não acontecia a 68 anos.  A Lua estará então mais perto da Terra e, por isso, vai parecer-nos maior do que o costume.



A lua vai estar mais visivel e mais brilhante ao olho humano nesta segunda feira, onde a sua localizalização vai apontar para cerca de 22 mil milhas de distância, ou seja,  348.400 km próximo da terra.

O fenómeno terá início por volta das 06:23h da manhã em Lisboa, algo que não acontecia desde 1948. Cerca de duas horas e meias depois de atingido o perigeu nesta segunda-feira, mais exactamente às 13h52 (de Lisboa), o satélite natural da Terra estará mesmo em fase de Lua Cheia. Nos momentos exactos em que estes dois fenómenos acontecem o satélite ainda estará abaixo do horizonte em Portugal.

Segundo os astrônomos, a super-lua ocorre quando o tempo de uma lua cheia sobrepõe-se com o ponto na órbita de 28 dias da Lua que está mais próximo da Terra.

O aumento do tamanho da Lua à Terra não é nada mais do que uma ilusão optica, uma vez que a Lua apenas está mais próxima do horizonte e mais brilhante.

A próxima vez que uma lua cheia vem tão perto da Terra será em 2034.


fonte: Público e Reuteurs

Emiliana Sumbo
Roberto Fiel
Solange Marcelo

No comments:

Post a Comment