Monday, January 9, 2017

O adeus ao ícone de Portugal



No passado sábado, dia 7, morreu Mário Soares no Hospital da Cruz Vermelha em Lisboa.


O antigo Presidente da República, aos 92 anos, esteve internado no hospital desde dia 13 de Dezembro onde entrou em situação crítica, depois de uma indisposição. Passou 10 dias nos cuidados intensivos, para onde regressou na véspera de Natal, depois de um súbito agravamento do estado de saúde e onde esteve até este último sábado.

O Governo decretou três dias de luto nacional. O velório será no Mosteiro dos Jerónimos e o funeral, com honras de Estado, está marcado para as 15h30 desta terça.

Mário Soares destacou-se desde muito cedo na política. Ainda como estudante universitário, licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas em 1951 e em Direito em 1957, foi secretário da Comissão Central da Candidatura do General Norton de Matos à Presidência da República, em 1949. Fez parte de vários movimentos de oposição à ditadura do Estado Novo, o que lhe valeu ser preso 12 vezes pela PIDE. Cumpriu quase três anos de prisão e foi na cadeia, em 1949, que casou com Maria de Jesus Barroso. Foi deportado para São Tomé em 1968 e dois anos depois obrigado a exilar-se em França. Foi no exílio que se tornou um dos fundadores do Partido Socialista, em 1973, e assumiu o cargo de secretário-geral dos socialistas durante praticamente 13 anos.
Regressou a Portugal três dias depois da revolução de 25 de Abril de 1974 para uma intensa actividade política, que o levou a ser uma espécie de farol da democracia portuguesa.

Mário Soares, faleceu aos 92 anos.

"Fui dos primeiros socialistas europeus a defender que o socialismo democrático era perfeitamente compatível com a economia de mercado." Mário Soares



Fontes: ObservadorTwitter e Diário de Notícias.


Renata Carromeu, 21402525
Vera Carrasqueira Vaz, 21401186


No comments:

Post a Comment