Monday, February 10, 2014

Cientistas australianos descobrem a estrela mais antiga do Universo



Uns cientistas australianos pensão que descobriram a estrela mais antiga da actualidade, pensa-se que esta estrela se tenha formado pouco depois do Big Bang há cerca de 13,6 mil milhões de anos sendo assim considerada a estrela mais antiga do Universo.

A estrela denominada SMSS J031300.36-670839.3, que se encontra na Via Láctea a cerca de 6.000 anos-luz da terra vai permitir o estudo pela primeira vez da composição química dos primeiros corpos celestes e abre as portas para indagar sobre as origens do Universo.

Stefan Keller chefe da equipa científica que descobriu a estrela disse que para determinar a idade das estrelas leva-se em consideração a quantidade de ferro presente no seu espectro de luz.

O astrónomo disse também que quanto maior for a quantidade deste mineral maior é a juventude. «No caso da estrela que anunciamos, a quantidade de ferro era pelo menos 60 vezes menor que em qualquer outra estrela» disse Keller em entrevista à agência local APP.

Foi com a ajuda do telescópio SkyMapper do Observatório Sinding Spring, localizado no nordeste australiano que esta estrela foi descoberta.

Confirmando pouco depois esta descoberta foi o telescópio gigante de Magalhães no Chile publicando na última edição da revista científica Nature.

Fontes: Sapo, RedeTV, Soma.

Imagem: Estrela

David Soares



No comments:

Post a Comment