Friday, February 7, 2014

Na Aventura no Jogos Olimpicos

Imagem
Inicia-se hoje, na cidade de Sochi, no Sul da Rússia, os Jogos. Acolhendo pela primeira vez os JOI (Jogos Olímpicos de Inverno), sucedendo o Canadá. A cidade de Sochi foi escolhida pela organização do evento com cerca de 51 votos, na segunda ronda de votação, apenas contra os 47 votos de Pyeongchang (na Coreia do Sul) determinada como cidade de acolhimento dos jogos de 2020.

Os jogos de Inverno não se comparam à assistência media de visualização, no número de atletas ou até mesmo no número de competições aos Jogos de Verão, contudo estreiam este ano países como a Republica Dominicana, Malta, Tongo, Tonga, Paraguai, Zimbábue e Timor.

Em relação a Portugal
Portugal estará presente nestes jogos com apenas dois atletas luso-descendentes, que irão competir na categoria de esqui (slalom e slalom gigante). Os atletas são Camille Dias, jovem de 17 anos que vive na Suíça e afirma que "Realmente é um desafio, é um sonho de criança que se realiza. Eu estou muito feliz por representar Portugal nos Jogos Olímpicos e espero conseguir dar o melhor de mim" e Arthur Hanse de 20 anos que vive em França e diz "Eu trabalhei imensamente para chegar a este nível no esqui. Eu estou muito feliz e orgulhoso em poder participar dos Jogos Olímpicos. Vou esperar para ver o que ocorrerá na minha carreira após estes eventos".

Para o acompanhamento dos nossos jovens atletas, a Sport TV será a única televisão portuguesa a cobrir o evento transmitindo-os em directo e reservando cerca de 400 horas da sua emissão.

Ameaças e Controvérsias
Os jogos foram ensombrados pelas ameaças de sequestros, por ataques terroristas, boicotes e corrupção que levou ao Presidente da Rússia afirmar perante a comitiva americana que iriam ter segurança redrobada.



Estes jogos estão também presentes em controvérsia ao serem considerados os mais caros de todos os Jogos Olímpicos, custando cerca 37 mil milhões de euros, mais do que os Jogos Olímpicos de Pequim. Os grandes campos de investimento foram os da acessibilidade (estradas e caminhos de ferro).Outra das grandes controvérsias é a punição da propaganda homossexual nos JOI devido a uma lei promulgada em Junho do ano passado.

Fontes: Record, RR, Público, JN, DN, Expresso, Mais Futebol

Gonçalo Bento 

No comments:

Post a Comment