Monday, February 17, 2014

Massacre na Nigéria

A aldeia Izge, no Estado de Borno, no Nordeste da Nigéria, junto ao Camarões fez cerca de 106 pessoas vitimas de assassinato de um grupo islâmico (Boko Haram).

Massacre

De acordo, com Abubakar Usman residente da aldeia mencionou a agência Reuters que "Enquanto estou a falar, todos os corpos das vítimas mortas ainda estão nas ruas”, e adiantou também que “Fugimos sem enterrá-los, com medo que os terroristas ainda estivessem à espreita nos arbustos."

Outro testemunho afirmou que os atacantes chegaram em seis carrinhas e algumas motos e foram casa a casa procurar vitimas. Acrescentou que "Estavam vestidos com uniforme militar", e disse também que não existiam qualquer tipo de autoridades na altura do acontecimento. Adicionando a informação de centenas de habitantes locais fugirem das aldeias com medo.

Lawal Tanko, comissário da polícia, confirmou o ataque mas não deu detalhes sobre o número de mortos.




Resposta das Entidades Governamentais
Em Maio o Presidente, Goodluck Jonathan destacou o exercito (pondo o pais em estado de emergência) para o Nordeste do pais de forma a parar este grupo emergente, que a sua única função é criar um Estado islâmico no norte da Nigéria.

Um esforço, sem efeito pois o grupo já matou milhares de pessoas no pais e retira-se para uma zona remota e de difícil acesso, a região montanhosa de Gwoza.

Ainda na semana passada o grupo islâmico vitimou cerca de 51 cristãos, numa outra aldeia do norte do pais.

Boko Haram
Identifica-se pela educação ocidental ou não islâmica é pecado, uma organização fundamentalista islâmica de métodos terroristas,  que querem impor a lei Sharia nos estados do Norte da Nigéria.

Fontes:Público, JN, Abola, RR, Voz da Rússia, RTP

Francisco Freitas - Edição

Gonçalo Bento - Texto

No comments:

Post a Comment