Monday, February 17, 2014

Kickstarter recebe uma surpresa indesejada

A conhecida plataforma de crowdfunding foi recentemente alvo de um ciberataque que comprometeu algumas informações pessoais de utilizadores registados.

A equipa responsável pelo manuseamento do Kickstarter apercebeu-se da eventual violação de segurança no passado dia 12 de Fevereiro. Apesar da violação ter sido rapidamente interrompida, foi publicado dia 15, no blog oficial da plataforma, que os dados pessoais de vários utilizadores podem ter sido comprometidos.

O sucedido foi publicado no blog oficial pelo CEO da empresa, Yancey Strickler, avisando que as informações pessoais comprometidas incluem: nome de utilizador, endereço de e-mail, morada de envio de correio, números de telefone e palavras passe encriptadas.

Yancey Strickler recomenda "fortemente" que cada utilizador altere a palavra-passe não só à conta oficial do Kickstarter, mas também a qualquer outra plataforma em que utilize a mesma palavra-passe. É também recomendado que sejam utilizados sistemas de geração de passwords automáticas, como 1Password e LastPass.

O CEO e toda a equipa do Kickstarter termina o comunicado pedindo imensas desculpas pelo sucedido e avisam que a fonte da violação ainda não foi descoberta.

O Kickstarter é uma das principais plataformas de crowdfunding e tem ajudado milhares de criativos a concretizar os seus projetos, com destaque para a área dos videojogos. Exemplos como Mighty No. 9 angariaram mais de 4 Milhões de dólares.

Fontes: Exame Informatica, pplware, Público, TribunaHoje, IGN, Examiner.com, Gamespot, CNN, BBC News


Duarte Ferreira (Edição de texto, titulo e fontes)

João Rodrigues (Edição de Imagem, título e etiquetas)

No comments:

Post a Comment