Friday, February 14, 2014

O Prejuízo do BES e a sua Sucessão

A Recessão

O Banco Espírito Santo fechou o ano de 2012 com lucro e passou o ano de 2013 com um valor de prejuízo de 517,6 milhões de euros.

Dr. Ricardo Salgado - Presidente do Grupo BES
O maior banco privado português teve um prejuízo muito superior aos anunciados pela Reuters que apontava para cerca de 497 milhões de euros e não 540 milhões (de acordo com a CMVM) que foram reduzidos pelos investimentos internacionais de 22 milhões de euros.

Durante o ano passado o banco teve uma diminuição de 26,3% do produto, reflectida pela deterioração de toda a actividade económica, a redução dos serviços para um valor aproximado de 693,4 milhões e a quebra dos resultados financeiros e diversos para 172,1 milhões.

O Grupo BES afirmou que "reconheceu um custo com imparidades no montante de 1.422 milhões, quase o dobro do resultado bruto e representando um aumento de 18,6% face ao registo do período homólogo do ano anterior".

Outros Bancos

Para além do BES, também o BCP e o Grupo Banif tiveram saldos negativos.

Dr. Fernando Ulrich - Presidente do BPI
O banco BCP apresentou um prejuízo de 740 milhões de euros, contudo uma reacção positiva devido à descida dos custos operacionais e ao crédito mal parado. Enquanto que o Banif reportou prejuízo de 470 milhões de euros recorrendo ao Estado para se capitalizar.

Por outro lado, o BPI e o Santander conseguiram resultados positivos. Mesmo assim, o lucro do BPI caiu para 66,8 milhões. Enquanto que o Santander diminuiu para os 250 milhões de euros de lucro.

Só falta revelar os dados da Caixa Geral de Depósitos.

A Sucessão

Na quarta-feira, o primo, também banqueiro, Ricardo Abecassis Espírito Santo, Presidente do Espírito Santo Investment Bank Brasil (filial do BES), surpreendeu ao assumir-se como candidato a Presidente do Grupo BES. A afirmação apareceu horas antes do banco divulgar as suas contas anuais de 2013 e acabou por colocar "Ricardo Espírito Santo" no centro da conversa com a comunicação social.

Ao qual, o Presidente do Grupo, Ricardo Salgado, respondeu da seguinte forma “O dr. Ricardo Abecassis (Espírito Santo) é um excelente banqueiro”, mas “estamos em período de férias, entre o Natal e o Carnaval, e ele anda um bocadinho distraído (com o programa de capitalização do BES)”, pois “temos (no BES) capital suficiente, embora com grandes desafios pela frente”.

À pergunta sobre a sucessão, o banqueiro afirmou que "não vou falar" e que este assunto “deve ser tratada no quadro accionista” ainda que tinha "muito gosto em especular, hoje estamos focados na reorganização do grupo”.

Fontes: Imagem (1), Imagem (2), Público, Ionline, Diário de Notícias, RTP, Económico, Jornal de Negócios

Gonçalo Bento

No comments:

Post a Comment