Monday, December 15, 2014

Natal: Roubaram a cena ao aniversariante


Depois do verão, o natal é a data mais esperada do ano.
Em Portugal o espírito natalino não foge a regra do consumismo quase que obrigatório, das correrias frenéticas, das enchentes nos locais públicos, das obras de caridades (que crescem nessa época) enfim, tudo para o grande dia 25 de Dezembro.  
Mas afinal, será este o significado do natal? Será este o objectivo de acreditarmos que nasceu o Messias para morrer pelo mundo e salvar aqueles que nele crêem?

O natal não devia ser uma data para reflexão e consolidação das boas acções que fazemos durante o ano? Não deveria ser uma data de agradecimento pelas coisas boas que vivemos? Não deveria ser a data em que dávamos a conhecer o mundo o verdadeiro motivo para a noite da consoada?

Faço esta pergunta porque a cada ano que passa ouve-se falar sobre tudo que envolve a época, mas o verdadeiro motivo para o qual festejamos é esquecido e ainda vê a sua imagem roubada por uma figura simbólica mas quase tão ou mais conhecida que o aniversariante.

Jesus Cristo está cada vez menos popular! Chegou ao ponto denão ser conhecido por 20% das crianças em Inglaterra, que acham que é o nome de um jogador de futebol do Chelsea.

 Por sua vez o pai natal que simboliza a importância material do natal, é a figura mais aclamada no natal pelas crianças e por muitos adultos que há muito descuraram o verdadeiro motivo para a celebração natalina.

Esta data simbólica mas tão desejada, acabou por ser a maior fonte de rendimento no mundo, pois é nesta altura do ano que as vendas aumentam e muitas vezes os preços disparam. Muitos comerciantes preparam-se durante o ano todo para vender melhor no natal, a época em que os consumidores fecham os olhos e abrem os bolsos.

O incompreensível, é saber que não só Portugal e a europa, mas o mundo todo vive uma grande crise, uma crise de valores morais, religiosos e económicos, ainda assim quando nos se aproxima esta época calam-se as armas e fala mais alto o objectivo comum festejar com a alegria característica a data mais aguardada do ano até para os ateus.

Muitas pessoas esperam o ano todo para fazer a boa acção do ano, para dar um pouco de si aos outros, para dar e receber o melhor presente, para ser feliz.  E durante o ano todo será que o nosso próximo dorme e espera acordar no natal para comer, para receber um abraço, para ser feliz?

 Não!

Durante o ano, estas pessoas que são os nossos irmãos, pais, filhos, esposas, maridos, vizinhos, enfim o nosso semelhante, está o ano todo de barria vazia, coração triste, bolsos rotos, sorrisos disfarçados, e o pai natal fica engavetado, ele nada pode fazer.
Durante tais crises clama-se pelo nome de Jesus, mas quando chega a festa (natal) quem recebe os louros é o senhor S.Nicolau,o vulgo Pai natal.


Por Yeda Aleixo

No comments:

Post a Comment