Monday, December 15, 2014

Youtube Rewind 2014

Saiu este mês de Dezembro o novo vídeo “Youtube Rewind”. Esta compilação de cenas junta vários youtubers americanos e britânicos bastante conhecidos. Juntos, eles elaboram uma sequência de movimentos, truques e danças relacionados com os vídeos mais marcantes no Youtube em 2014. Entre estes acontecimentos estão, o muito conhecido “ice bucket challenge”, o fenómeno mundial da selfie e a polémica história do cão-aranha.

Fonte: Youtube Rewind 2014
É bastante importante dar relevância e homenagear quem ao longo dos anos tem tornado o mundo do Youtube, o seu trabalho e a sua vida. Nos Estados Unidos e no Reino Unido este fenómeno sente-se mais, com “personalidades” como Zoe Sugg, Bethany Mota, Tyler Oakley entre muitos outros. Em Portugal, esta nova moda está a começar a surgir, mas ainda não há o à vontade e não é aceite o suficiente para se expandir mais.

Todos os dias o mundo da internet é invadido e atingenúmeros astronómicos de visualizações. O Youtube, que se iniciou em 2005, é hoje um dos espaços cibernéticos mais frequentados e visitados por todo o Mundo. E muitos destes youtubers começaram a sua jornada online no início desta rede e hoje têm inúmeros seguidores com milhares de visualizações mensalmente.

Por isso, acho necessário este género de “movimentos” em que para além de resumir o mais importante do ano em meros minutos, junta também caras conhecidas e habituais do site, juntamente com muita comédia, música e animação.

Também o Google já faz algo do mesmo tipo, contudo com objectivos e um público-alvo diferente. No caso do vídeo de 2013, porque ainda não foi lançado o de 2014, faz também uma complicação de vários eventos e momentos marcantes ao longo de todo o ano mas estendido às notícias mundiais. Este vídeo é mais realista e emotivo, porque o intuito não é só ser animado e divertido (como o caso do Youtube), é também emocionar para os feitos mais tristes e mostrar como os grandes momentos do ano mudaram o Mundo para sempre.

Ana Antão

No comments:

Post a Comment