O estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, foi construido para o Euro 2004. Custou cerca de 50.2 Milhões de euros e raramente é usado. |
É por isto que penso que se devíamos adoptar os modelos de outros países, como por exemplo os Estados Unidos, onde o desporto é visto de forma diferente, no meu ponto de vista muito mais correcta e espectacular, uma vez que o desporto na América é visto como um espectáculo, onde cada modalidade tem a sua época e onde os estádios ou pavilhões estão quase sempre cheios como por exemplo na NBA, e na NFL.
Ou nem precisamos de ir tão longe. Basta olhar para o nosso pais vizinho, a Espanha, onde apesar de o futebol reinar, é dada muito mais importância ás outras modalidades e talvez por isso estas se têm desenvolvido mais no país vizinho, é até engraçado observar que a mentalidade espanhola acerca do desporto tem dado frutos, uma vez que a Espanha tem já um palmarés incrível e alguns dos melhores jogadores do mundo nas mais diversas modalidades como é o caso do ténis, do futebol, do basquetebol, da formula 1 entre outros. Isto leva-me a pensar o que poderia ser do nosso país em termos desportivos se seguíssemos a política espanhola em relação ao desporto, ao invés de uma política que apenas tem em vista os interesses económicos e publicitários de algumas personalidades e de alguns clubes.
Eu enquanto amante de desporto em geral fico triste ao assistir a esta realidade no nosso país, onde as modalidades vão morrendo e onde mesmo o futebol é cada vez mais visto como uma indústria que movimenta vários milhões de euros numa altura em que o país vive a sua maior crise de sempre, e onde apesar disso foi feito um investimento enorme em estádios para o Euro 2004, que hoje se encontram vazios.
Foto:initialcloudflare
No comments:
Post a Comment