Monday, December 15, 2014

A triste realidade desportiva em Portugal

Os portugueses cada vez se interessam mais por futebol e menos pelas restantes modalidades. É verdade que o futebol é o desporto rei em todo mundo, envolve mais adeptos, mais praticantes e mais dinheiro que qualquer outro desporto. É lamentável ver as dificuldades que as modalidades e os clubes passam para se poder manter. Isto no meu ponto de vista deve-se a mentalidade dos portugueses, que se focam muito mais em apenas um desporto e esquecem as restantes modalidades como o andebol, o hóquei em patins e etc.

O estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, foi construido para o Euro 2004. Custou cerca de 50.2 Milhões de euros e raramente é usado.
 Devido a isso, os clubes passam grandes dificuldades para conseguirem angariar dinheiro, que depois acaba por lhes ser “roubado” pelas federações que impões enormes gastos ás equipas, uma vez que estas têm que pagar para inscrever jogadores, têm que pagar as suas transferências, têm que pagar uma taxa por cada jogo realizado e ainda têm que pagar á policia, uma vez que é obrigatório. Tendo os clubes tantas despesas para suportar, de onde vêm as receitas? Se os clubes têm os pavilhões vazios por falta de interesse do público, não fazem receitas de bilheteira nem conseguem atrair tantos patrocinadores. Como se não bastasse os apoios por parte do estado e das camaras também têm diminuído.

 É por isto que penso que se devíamos adoptar os modelos de outros países, como por exemplo os Estados Unidos, onde o desporto é visto de forma diferente, no meu ponto de vista muito mais correcta e espectacular, uma vez que o desporto na América é visto como um espectáculo, onde cada modalidade tem a sua época e onde os estádios ou pavilhões estão quase sempre cheios como por exemplo na NBA, e na NFL.

Ou nem precisamos de ir tão longe. Basta olhar para o nosso pais vizinho, a Espanha, onde apesar de o futebol reinar, é dada muito mais importância ás outras modalidades e talvez por isso estas se têm desenvolvido mais no país vizinho, é até engraçado observar que a mentalidade espanhola acerca do desporto tem dado frutos, uma vez que a Espanha tem já um palmarés incrível e alguns dos melhores jogadores do mundo nas mais diversas modalidades como é o caso do ténis, do futebol, do basquetebol, da formula 1 entre outros. Isto leva-me a pensar o que poderia ser do nosso país em termos desportivos se seguíssemos a política espanhola em relação ao desporto, ao invés de uma política que apenas tem em vista os interesses económicos e publicitários de algumas personalidades e de alguns clubes.

 Eu enquanto amante de desporto em geral fico triste ao assistir a esta realidade no nosso país, onde as modalidades vão morrendo e onde mesmo o futebol é cada vez mais visto como uma indústria que movimenta vários milhões de euros numa altura em que o país vive a sua maior crise de sempre, e onde apesar disso foi feito um investimento enorme em estádios para o Euro 2004, que hoje se encontram vazios.

Foto:initialcloudflare

No comments:

Post a Comment