Friday, January 30, 2015

A fotografia resiste ao tempo

A arte contemporânea de hoje em dia pode levar-nos a diversos lugares sem sair do mesmo sítio, como por exemplo podemos ir a um museu e observar diversas e diferenciadas obras e pensar no que os artistas pretendiam com a sua criação. É esse um dos principais objectivos dos artistas. Fazer com que o espectador trabalhe a sua massa cinzenta, chamada de cérebro.

Saber "apreciar"/"desvendar" arte é uma educação de que toda a gente deveria de ter desde o início da sua vida. Quer obras de génios do nosso passado, como Caravaggio ou Bernini, quer obras de génios contemporâneos como Andy Warhol e Sebastião Salgado. Todos os tipos de arte!

Falando sobre a fotografia, mais propriamente, é uma arte, uma experiência única e que muita gente pensa que entrou em desuso, ou que pensa que qualquer um pode fazer, devido ao aumento de vendas de máquinas digitais, em que o único modo que é utilizado é o automático.
A fotografia é uma arte que nunca vai morrer!
Um fotógrafo é um poeta. Um fotógrafo é um artista que consegue falar através das suas imagens. Um fotógrafo é um artista que "comunica" diversos problemas na sociedade, ou até mostra só o lado bom da vida.

Sebastião Salgado, Genesis

Com isto, tento fazer em apelo à população para que começe a apoiar mais a arte da fotografia. Que vá ver obras de excelentes autores a museus, como a exposição da obra Génesis de Sebastião Salgado, que inaugura dia 8 de Abril deste ano, na Cordoaria Nacional. Ou no Museu do Chiado, ou na Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, ou em Serralves, entre tantos outros espaços que apostam nesta ARTE.



Fontes: Público, Público

Joana Soares

No comments:

Post a Comment