Monday, November 30, 2015

Acabaram os exames


A Assembleia da República aprovou o fim dos exames do 4ºano. A proposta do bloco de esquerda foi aprovada com votos favoráveis do PS, PCP, PEV e PAN.Estes exames pesavam 30% na avaliação dos alunos. A deputada do bloco, Joana Mortágua lembrou que os exames exercem uma "violência" sobre as crianças.

Não foi necessário uma discussão pública ou um debate sobre o assunto. No primeiro dia de governo de António Costa, o parlmento aprovou de imediato a eliminação dos exames do 4ºano. Nem todos estranharam esta nova alteração, pois sabem que este governo vai alterar tudo o que o anterior fez.

O fim dos exames gera muita discussão porque nem todos estão de acordo. Existem boas razões para a manutenção dos exames, mas também boas razões para o fim destes. Por um lado, as crianças vão mostrar o que aprenderam,mas se o resultado não for o esperado é o professor quem fica mal visto porque não ensinou bem. Na minha opinião, as crianças não estão preparadas para enfrentaram uma situação stressante como os exames. Fica uma questão por se saber, afinal quem manda na educação?

Fontes:  Esquerda Net; Diário de Notícias
Fonte da Imagem: TSF

Vanessa António

No comments:

Post a Comment