Monday, November 30, 2015

Marchas contra as alterações climáticas



avaaz.org


A Praça da República, em Paris, encheu-se este domingo de sapatos. Sapatos em substituição das pessoas, num protesto silencioso contra as alterações climáticas.

No entanto, os recentes atentados terroristas em Paris fizeram com que o Governo francês, ao abrigo do estado de emergência, proibisse a marcha das organizações ambientais e reforçasse a segurança na cidade, um dia antes do início da Cimeira do Clima das Nações Unidas, que vai reunir os líderes mundiais para se chegar a um acordo sobre as emissões dos gases com efeito de estufa.

As várias mudanças climáticas têm levado milhares de pessoas por todo omundo a sair as ruas, num alerta para o combate ao aquecimento global naquele que é considerado um problema ambiental deste século.

Segundo dados de um relatório da ONU, até 2030, espera-se um aumento da libertação de CO2 e outros compostos, que será de 37 a 52%, comparado com os níveis de 1990, ou de 11 a 22%, em relação a 2010. 

A redução das emissões de dióxido de carbono e outros gases com efeitos de estufa são os principais responsáveis pelas alterações climáticas. A terra está a aquecer a um ritmo acelerado, uma consequência não só para o planeta, mas também para as sociedades.

Pelo que a crise climática exige uma resposta de todos os países, não só dos que se sentem mais afectados, como dos maiores responsáveis na emissão de gases com efeito de estufa para promoverem o seu desenvolvimento de forma a chegarem a um acordo para desacelerar o crescimento da poluição climática e reduzir as emissões.

Fonte: Público, Observador, Diário de Notícias e avaaz.org

Solange Marcelo

No comments:

Post a Comment