Monday, December 14, 2015

A artista da era digital



304

Ana Free é uma artista independente que usa projectos de crowdfunding para divulgar os seus trabalhos mais recentes. Em 2013 lançou o primeiro álbum, intitulado TO.GET.HER, depois de ter feito uma campanha de crowdfunding através do site PledgeMusic. O nome do álbum (“juntos” em português) é uma alusão ao facto de ter sido os fãs a financiar, tendo ultrapassado os 10 mil euros pedidos inicialmente.

Actualmente utiliza outras plataformas de crowdfunding, como Patreon ou o StageIt. A artista faz dois vídeos por mês para o Patreon e consoante o valor que os fãs decidem pagar para apoiar o seu trabalho, recebem exclusivos, como faixas MP3, vídeos ou notícias em primeira mão. Tem sessenta e dois apoiantes e ganha por vídeo $324.91. Para o StageIt dá dois concertos mensais e tem trezentos e quatro seguidores. Os fãs além de pagarem um bilhete virtual, no decorrer do concerto, podem dar gratificações.

A cantora portuguesa afirma que parte do dinheiro que faz vem directamente da sua base de fãs. Ana Free considera que o uso das plataformas de financiamento “são formas interessantes de fazer dinheiro com música”.

Paula Pinto e Vanessa António

No comments:

Post a Comment