Friday, October 21, 2016

Allepo: Uma cidade em ruínas

Ainda hoje o exército sírio, com a ajuda dos russos, tenta controlar de novo a cidade que foi tomada pelo auto-proclamado Estado Islâmico. De acordo com as autoridades sírias, os bombardeamentos ajudaram imensa na reconquista de bairros importantes no norte de Allepo que irão ajudar a retomar a cidade.

Cidade de Allepo

As Forças Armadas de Damasco afirmam que várias colinas do distrito de Al Brich voltaram a ficar sobre o seu domínio, também no norte da cidade, onde se registaram múltiplos confrontos entre os soldados sírios e grupos de extremistas e de rebeldes que lutam contra o regime de Bashar Al Assad.

Por outro lado, a SANA, a agência de notícias oficial desse país, noticiou que foram registados ataques de rebeldes nas zonas controladas pelas autoridades de Damasco.

Allepo, antes da guerra, era a maior cidade da Síria. Era considerada a capital económica do país. Passados 5 anos de bombardeamentos e 400 mil mortes depois, as únicas coisas que se sobraram foram escombros, desgraça e miséria. Um cenário que faz lembrar Berlim em 1945.


As imagens registadas por um drone que sobrevoou a cidade de Allepo conseguem mostrar o estado em que se encontra a cidade. Ruas vazias mas ao mesmo tempo cheias de escombros, ruínas por todo o lado e a falta de vida em Allepo mostram as verdadeiras consequências da guerra.




Francisco Gaspar
Regina Aleixo

No comments:

Post a Comment