Monday, January 2, 2017

Cadeiras de rodas low-cost para o Basquetebol adaptado


O Basket Clube de Gaia quer oferecer aos jovens com deficiência motora a possibilidade de jogarem Basquetebol em cadeira de rodas.

Atletas e Treinador do Basket Clube de Gaia
Para isso, o clube criou uma campanha de “crowdfunding” com o objectivo de conseguir financiamento para a compra de 10 cadeiras de rodas específicas para a prática de basquetebol adaptado. 

O clube de Gaia pretende angariar 6 700 €, sendo que até ao momento já conseguiu 843€. A campanha termina a 7 de Fevereiro.
Qualquer pessoa pode participar e em contrapartida ganhar uma recompensa. Ainda vai a tempo se não ajudou.

Motivation são as cadeiras de rodas de uma marca inlgesa, cuja empresa sem fins lucrativos desenvolve soluções de mobilidade para pessoas com deficiência de países em desenvolvimento.

Cadeira de rodas Motivation
A cadeira da Motivation tem como preço-base 727 euros, um valor muito mais baixo do que aquele habitualmente necessário, que oscila entre os 3000 e os 6000 euros. Além disso, encontra-se disponível em 4 larguras de assento e é ajustável na altura do encosto e do apoio de pés, aspectos esses ideais para crianças e jovens.

Neste momento, o Basket Clube de Gaia é a única equipa do Grande Porto com as portas abertas ao Basquetebol em cadeira de rodas e igualmente pioneira na formação de jovens atletas.

O desporto é um direito, já que dele advêm benefícios físicos, psicológicos e sociais, que contemplam ainda uma vertente competitiva, e todos devem poder usufruir da sua prática, tenham ou não uma deficiência.


Fonte: PPL

Solange Marcelo 

No comments:

Post a Comment