Monday, January 2, 2017

Quercus quer criar novos espaços na natureza no Tejo internacional

A Quercus criou uma campanha no movimento associativo ambientalista em Portugal, para adquirir terrenos para a conservação da natureza na zona do Tejo internacional, com o objectivo de adquirir mais um terreno de 80 hectares. Para a aquisição do terreno em questão a Quercus necessita de uma quantia de 150.000 euros até ao final de Fevereiro de 2017, tendo estabelecido no site da PPL o valor da sua campanha em 20.000 euros.

A campanha criada em 1987, tinha como objetivo proteger a fauna e a flora em perigo na zona do Tejo Internacional, de forma a evitar que a nossa floresta autóctone e fauna ameaçada fossem destruídas pelas plantações de eucaliptos e abates ilegais. A Quercus conseguiu angariar verbas para adquirir 600 hectares, o que tem ajudado ao longo dos últimos 30 anos a dar origem a várias reservas que têm sido utilizadas para potenciar a recuperação da biodiversidade.

Fonte: PPL



A organização ambiental tem vindo a desenvolver a recuperação de habitats e espécies nesta zona, através de ações de sensibilização ambiental, turismo de natureza, ações de reflorestação e recuperação de linhas de água, remoção de espécies exóticas invasoras, devoluções à natureza de espécies recuperadas, entre muitas outras iniciativas. O trabalho tem sido realizado com o auxílio de  de outros moradores locais, municípios, empresas e autoridades publicas.

O novo terreno irá desta forma possibilitar uma recuperação de cerca de mais 800 metros de margens da Ribeira do Marmelal, que é uma ribeira repleta de habitats de conservação como os tamujais e freixiais e que conta com a presença de diversas espécies. Além disso este projecto vai permitir ainda a conservação de mais de 40 hectares de floresta de montado de sobro e de 20 hectares de floresta de Azinhal.

Fontes: PPL, Tribuna da Madeira.

Autores: Bruno Marques, Gonçalo Almeida.

No comments:

Post a Comment