Friday, February 14, 2014

UNICEF, denuncia crueldades contra na República Centro-Africana

Criança deslocada
O Fundo das Nações Unidas para a Infância, afirma estar "horrorizado" com a crueldade dos autores de assassinatos e mutilações de crianças na República Centro-Africana, e indignado com a impunidade com que atuam.

"Pelo menos 133 crianças foram mortas ou mutiladas, algumas de modo horrível, em dois meses", alertam responsáveis da Unicef na África Ocidental, que assumem estar "horrorizados com a crueldade e impunidade" da violência contra crianças na República Centro Africana.

A Unicef, verificou casos de crianças decapitadas e mutiladas intencionalmente e sabe que crianças feridas nos tiroteios tiveram que ser amputadas porque a insegurança impediu que fossem levadas ao hospital a tempo.

O caos começou em março de 2013 com o golpe de Estado de Michel Djotodia, líder da coalizão rebelde Seleka, majoritariamente muçulmana desencadeando  uma espiral de violência partidária, que já causou milhares de mortos e centenas de milhares de deslocados.

Todos os grupos cometeram atos violentos, mas o foco recente na população muçulmana provocou a saída de comunidades inteiras e um aumento significativo do número de crianças não acompanhados, separadas de suas famílias

"Cada vez mais tomam como alvo crianças pela sua religião ou pela comunidade a que pertencem e é imperativo acabar com a impunidade" destacou o diretor regional do Unicef para a África ocidental e central, Manuel Fontaine.

Fontes: UNICEF, AFP, SWI, JN

Andreia Ginja

No comments:

Post a Comment