Friday, December 12, 2014

Manoel de Oliveira uma vida centenária

O cineasta celebra hoje os seus 106 anos de vida, onde os celebrará com a sua família, no Porto.

Fonte: Revista Port

Sem grandes problemas de saúde, Oliveira continua a contribuir para a arte cinematográfica, onde este já é considerado uma figura lendária viva. Apesar da sua “pesada” idade, este vem agora a mostrar mais uma vez a sua juventude, tendo ingressado na rodagem de “O Velho do Restelo”, trabalho que considerou como “uma reflexão sobre a Humanidade”. Esta recente obra é mais uma realização para a sua vasta série de filmes.

Para alguns tal longevidade é vista como penosa e indesejável, tendo em conta que quanto mais anos vivemos, mais frágeis ficamos. Para Manoel, isto tudo é visto com outra perspectiva, onde este o demonstra a celebrar a sua longevidade e a contar-nos a sua vida, encorajando algumas pessoas a não pensarem em tal fragilidade.

É de constatar que o Português foi distinguido com a Legião de Honra francesa que decorreu há três dias, onde a cerimonia se deu no Museu de Serralves. Jean-François Blarel, descreveu como “fora do comum” todo o percurso de Manoel de Oliveira e também demonstrou um grande orgulho de parte da mais recente obra de Manoel ter sido realizada em França, “É um realizador genial, sempre de uma modernidade radical, sem cessar de se colocar em casam de explorar novas estéticas e manifestando sempre consciência forte do valor artístico do cinema”.

Posto isto, Manoel envolvido com tais palavras afirmou em francês: “É para mim uma grande honra receber da parte da França, esta distinção”. Num ambiente demasiado acolhedor a sala onde se encontravam parece ter-se tornado pequena, visto que muitos quiseram ter o seu momento “a sós” com o realizador, entre eles, Jorge Barreto Xavier, secretário de Estado da Cultura, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, João Botelho, o realizador, e parte da família de Oliveira. No fim, o realizador terminou a cerimónia com a frase exclamativa; “Viva o cinema!”

Fonte: Correio da Manhã e Revista Caras
Por: João Soeiro e Nuno Gomes

No comments:

Post a Comment