Monday, January 12, 2015

Feira popular às moscas

Longe são os dias de alegria e movimento na feira popular, em Entrecampos. Este ano a feira ainda decorre, mas o seu pico já passou. “Este natal foi bom” disse o Sr. Jorge forçando um sorriso, enquanto explica que foi bom comparando com natais de outros anos, mas que mesmo assim ficou aquém das expectativas. “Pela altura do natal houve mais movimento do que agora” acrescentou o vendedor de farturas.

A roulote de Jorge
O dono da barraca das farturas disse que o tempo agora, “à tarde até está bom, está sol e as pessoas deviam vir cá, mas não vêm e isto está sempre vazio.”

O Sr. Fernando, que trabalha no restaurante ao lado da barraca das farturas, partilha da mesma opinião que o vizinho. “As pessoas que cá vêm (ao restaurante) não consomem muito, ocupam-me as mesas e ficam aqui a passar o tempo.”

Uns metros ao lado está o Circo Chen, “tenho aqui mais movimento antes e depois do circo, do que no resto do dia” afirmou o Sr. Fernando. Durante o período da quadra natalícia a afluência foi maior, levando a que a lotação do circo esgotasse. “Não há nada que eu ou os meus colegas possamos fazer, porque hoje em dia os miúdos só ligam aos computadores e não vêm à feira”. Ele que depois do fecho da feira popular segue viagem para outras feiras no resto do país.

Nem os mais novos vão aos carroçéis
Aberta até 25 de Janeiro, os comerciantes já estão conformados com a baixa afluência à feira neste momento e nas próximas semanas não esperam uma melhoria. O facto do circo ir embora no dia 18 de Janeiro faz os comerciantes temerem ainda mais a baixa afluência que poderá haver na última semana da feira popular de Lisboa.

Texto - Bruno Perdigão, Cristóvão Carreira e João Mendonça
Fotografias - João Mendonça

No comments:

Post a Comment