Friday, February 27, 2015

Ministra da Justiça quer legalizar a canábis

No início deste mês de Fevereiro, a Ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, comunicou e defendeu a despenalização, tal como a legalização da canábis.

Ministra da justiça
Fonte: SICNotícias
Na opinião na ministra, caso esta exista para venda de forma legal, existirá menos criminalidade envolta deste assunto, branqueamento de capitais e principalmente ganhos para todos os cidadãos. Para Paula Teixeira da Cruz, segundo a TSF, “está demonstrado que a repressão e a proibição levam a que se pratiquem, não só esses crimes, mas crimes associados”. Esta defende que a despenalização do consumo pode, à semelhança do que tem acontecido nos Estados Unidos da América, trazer resultados positivos para Portugal.

A ministra da defesa relembra que os negócios de drogas “são profundamente rentáveis”, sendo que com a legalização, existiria muito menos criminalidade, já que “está demonstrado que a repressão e a proibição levam a que se pratiquem, não só esses crimes (tráfico, venda, e branqueamento de capitais), mas crimes associados”. Paula Cruz, para concluir, defende que “nesse contexto, é óbvio que há vantagens em fazer essa liberalização, ou despenalização”. Até hoje, a nível nacional, apenas o Bloco de Esquerda apresentou projetos lei para propor modelos para a legalização da canábis, mas sem sucesso.


Num vídeo de opinião, o youtuber misterstripes compara a possível legalização da canábis com a legalização do alcóol, evidenciando os malefícios deste através de uma estatística que compara o grande número de mortos devido ao alcóol com o número nulo de mortes devido a canábis. Tal como a ministra, defende as vantagens da legalização para a economia do país e contradiz alguns mitos sobre as implicações da canábis no organismo.

Fontes: ESQUERDA.NET, TVI24, misterstripes

André Martinho, Beatriz Cassona, Tiago Daniel

No comments:

Post a Comment