Wednesday, March 4, 2015

Campeonato Europeu de Pista Coberta de Atletismo na Polónia

O atletismo tem se mostrado um desporto em crescimento, tanto para jovens como para idosos, no entanto começou-se a tornar menos vulgar aquando a idade começa a pesar.
Em contrapartida, ainda existem alguns atletas idosos e para tal houve a criação do Campeonato Europeu de Pista Coberta de Atletismo Masters que se irá realizar de 22 a 29 de Março e vai ter lugar numa cidade belíssima, a Polónia e marca-se como o 10º campeonato de Pista Coberta Masters.



O seu programa já foi anunciado, com belíssimas oportunidades de conhecer a cidade e observar vários desportos, incluindo o atletismo. Portugal apoia esta causa a partir da ANAV(Associação Nacional de Atletismo Veterano). 
Em termos informativos, foi criado um evento no facebook e existe um site oficial do mesmo.  

Para Joaquina Flores, mais conhecida como Maria de Portugal ,esta causa tem-se mostrado importante na sua vida e carreira no atletismo. Com 74 anos, Joaquina irá participar mais um vez no Campeonato da Europa, onde anteriormente já ganhou diversas medalhas.
Joaquina Flores iniciou a modalidade de Atletismo em 1989 com 49 anos de idade. Neste momento conta com 25 anos da prática e é a atleta mais medalhada do país. Realizou várias provas de atletismo, no Estrangeiro, em Portugal Continental e Ilhas.

Tivemos a oportunidade de fazer algumas perguntas a esta senhora, que merece todo o respeito tanto dos jovens como dos mais velhos.

Entrevistadora: Joaquina fale-me um pouco do campeonato:
Joaquina: É um bocadinho mais de responsabilidade porque é sempre um campeonato, mas é sempre bom, um desafio.

E: O que acha sobre o atletismo?
J: Eu acho que o atletismo é um dos desportos mais maravilhosos porque não é não dispendioso, no entanto dão lhe muito pouco prestígio e deviam de ter um bocadinho mais de consideração, porque sai da nossa maneira de ser e sai do que é nosso.

atletismo, medalhas, portugal, atletaE: Qual foi a influência do atletismo na sua vida?
J: Um irmão meu que também praticava influenciou-me e meteu-me este bichinho, comecei com 49 anos ia fazer 50 foi bem dita a hora(riso), e comecei com a minha filha. Eu era uma pessoa que tomava imensos medicamentos e isso libertou-me, tornou-me mais saudável. Hoje tenho 74 anos e acho que foi das coisas mais maravilhosas que me aconteceu na vida.

E: Que dica dá para quem está a começar?
J: Não começar muito rápido , começar a pouco e pouco para depois não ter problemas e não se aborrecer. Começar a fazer uns 10 minutinhos, e ir aumentando à medida que nos vamos sentindo melhor, a pouco a pouco tudo se consegue.

E: Que expectativa tem do campeonato deste ano?
J: Eu vou numa altura muito má porque estou noutro escalão, é outro sítio, é pista coberta eu gosto mais do ar livre, no entanto é sempre um campeonato e vou fazer o melhor que puder.

E: Que tem a dizer sobre os campeonatos anteriores?
J: Já fui a muitos, cada um no seu sentido, cada um foi especial, mas para mim foram todos maravilhosos.

E: Porque acha importante praticar desporto?
J: Acho que é bom para o corpo, é bom apra a alma, é bom para tudo, naquele bocadinho em que estamos a praticar desporto conseguimos esquecer certas coisas que não nos interessam às vezes.

E: Já participa em campeonatos há quanto tempo?
J: Há cerca de 20 e tal anos, e comecei logo a fazer campeonatos porque tinha capacidades para isso e influenciaram-me a ir, e se deus quiser não sei quando irei parar.

E: O que acha que devia de mudar em Portugal em relação ao desporto?
J: Em relação ao desporto devíamos de ter mais apoios, nós não temos apoios de nada,  há outros desportos que têm, a toda a hora podem estar na televisão a toda a hora são capazes de estar a falar no mesmo, como é o caso do futebol e nós para além de ajudas havíamos de ter mais carinho porque não temos quem nos dê grande valor.

Como tal espera-se que esta causa tenha cada vez mais aderência e ajuda por parte dos portugueses, que poderão seguir o campeonato europeu a partir do seu site oficial.

Fonte: Joaquina Flores, ANAV, EMACI Tórun
Fonte Imagem: Revista Reviver

Um trabalho de: Iris Mota nº21401562


No comments:

Post a Comment