Monday, November 30, 2015

Black Friday enganosa

A mítica Black Friday acontece todos os anos nos Estados Unidos, na sexta-feira seguinte ao dia de Ação de Graças. O fenómeno acontece no início da temporada de compras natalícias e oferece descontos atrativos aos consumidores de modo a facilitar as carteiras.

Este é o verdadeiro significado, mas que Portugal não adotou. Os centros comerciais
 encheram-se de pessoas que aguardavam grandes descontos em várias marcas. Quem sabe para comprar aquele vestido que andamos a “namorar” há uns meses ou até mesmo um frigorífico novo. O que acontece é que o português não copia as ideias na íntegra, limita-se a copiar a ideia principal mas dá sempre um toque próprio.

Os descontos em Portugal foram de apenas 20% em artigos assinalados mas já eram suficientes para que houvessem desacatos entre as pessoas à entrada e saída das lojas. Os artigos esgotaram e muitos deles pareciam “caídos do céu”. Presenciei produtos em que o preço aumentou de forma a compensar os 20% de desconto. Várias pessoas saíram dos centros comerciais desiludidas com a discrepância entre a tradição norte-americana e a adaptação portuguesa. A Fnac e o El Corte Inglês foram os primeiros a anunciar os grandes descontos que não atingiram as proporções dos Estados Unidos.

Com a saída da Black Friday, entra a Cyber Monday. Desta vez os consumidores poderão cair no mesmo erro, mas em lojas online. 


Fontes do texto: Público, DN.
Fonte da Imagem: Público.

Marta Pinheiro

No comments:

Post a Comment