Monday, November 30, 2015

Parlamento acaba com exames nacionais do 4.º ano

Os exames nacionais de Português e Matemática dos alunos do quarto ano acabaram, e de repente tudo é um grande drama e uma grande polémica.

Exactamente à 3 anos atrás, foram implementados os exames para os alunos do quarto ano, como o objectivo de melhorar a aprendizagem dos alunos e o rigor e qualidade dos professores. E já na altura se deu uma grande polémica uma vez que eram considerados “uma violência para as crianças”.

Ora passado este tempo a história repete-se e mais uma vez ninguém está satisfeito, desta vez por se acabar com os exames que tanto mal faziam às crianças. No fundo nunca se está bem com decisão nenhuma e como não se consegue agradar a todos a polémica continua.

A esquerda diz que os ditos exames “São uma violência para ascrianças e um voto de desconfiança sobre o trabalho dos professores” assim como “que transformam alunos em “cavalos de corrida” ”. Na opinião deste autor, estes exames são uma preparação para o futuro. É desta forma que as crianças ganham hábitos de estudo, e se começam verdadeiramente a instruir.

Faz tudo parte do processo de crescimento intelectual e por isso não deveriam acabar com algo que faz as crianças evoluir e que as faz usar o cérebro para mais do que coisas lúdicas. 

Fontes: Expresso e Público
Imagem: Expresso

Inês Fernandes

No comments:

Post a Comment