Monday, November 30, 2015

Novas leis dos Tuk Tuk

A nova lei que proíbe a circulação dos Tuk Tuk e de outros veículos turísticos em algumas zonas históricas de Lisboa é completamente absurda. O turismo é um importante sector que tem vindo a crescer e que tem desempenhado um papel essencial para Lisboa principalmente neste momento de crise no país.

O surgimento dos Tuk Tuk contribuíram ainda mais para este desenvolvimento. Ao longo dos últimos anos cada vez mais são os turistas que escolhem Portugal como lugar a visitar e uma boa forma de ficarem a conhecer a cidade de Lisboa, que não só é a capital do nosso país como também é onde se encontram os principais pontos a visitar, é através destes veículos turísticos. Os Tuk Tuk como são um veículo mais pequeno consegue passar por ruas mais estreitas mas pontos históricos interessantes de Lisboa como o bairro de Alfama ou o Bairro Alto.

A decisão de proibir a circulação destes veículos turísticos foi tomada pela câmara de Lisboa essencialmente para resolver os conflitos entre que conduz estes tipo de veículos e os moradores que se queixavam do barulho e da poluição. No entanto, não faz qualquer sentido acabarem com uma das formas mais fáceis de os turistas puderem visitar Lisboa.

Tudo bem que deve haver um horário estipulado para os TukTuk circularem nas ruas uma vez que depois de um dia de trabalho as pessoas querem descansar e não querem estar a ouvir o barulho desses veículos a passar pelas ruas mas daí a acabarem por completo com o seu funcionamento é absurdo. Também os carros ou as motas passam por essas ruas e são capazes de fazer tanto ou mais barulho do que os Tuk Tuk. Estes veículos turísticos por enquanto ainda vão poder continuar a circular em outros locais da cidade de Lisboa mas na minha opinião deviam poder circular em qualquer lado para que se mostre aos turistas ou a quem goste de passear por Lisboa aquilo que o nosso país tem de melhor. Por isso não faz qualquer sentido que a Câmara de Lisboa queira acabar por completo com a circulação dos veículos turísticos uma vez que neste momento já estão marcados como um excelente meio de circular por Lisboa.

Fonte: Público e nit
Fonte da Imagem: Público

Nuno Rilhas

No comments:

Post a Comment