Monday, November 30, 2015

EUA porquê a indecisão?

Os ataques em Paris no passado dia 13 de Novembro puseram em questão muita coisa, nomeadamente a posição da Europa e dos EUA perante a tremenda ameaça jihadista. O luto dos mortos em França espalhou-se pela capital parisiense através de homenagens às vítimas e através da colocação de bandeiras nas janelas dos prédios. A Europa sentiu a dor de Paris e, num voto de solidariedade o símbolo de França foi espelhado pelos mais belos monumentos europeus.

Mas afinal até que ponto podemos confiar que a atitude da Europa e dos Estados Unidos de evitar o envio de homens no terreno não estará a ser nefasta para o combate ao Daesh? Não bastam os drones, tal como já tem sido provado e, a política de Obama parece cada vez mais insuficiente perante os ataques a Paris, em Mali (que foi reinvidicado pelos terroristas) e, as ameaças de atentados em Bruxelas. A Sociedade Ocidental tal como a conhecemos está em crise.

Obama não quer "repetir" os erros de Bush. Não quer sacrificar homens no terreno em prol de uma guerra que "supostamente" é do mundo e, não só dos EUA.  O problema é que tudo começou com os actos contra o Iraque e, a instabilidade política subsequente causada pela destituição de Saddam Husseim. A desculpa das armas de destruição foi já desmentida por um ex-funcionário da CIA, Bill Murray. O ex-agente falou com duas fontes da mais alta confiança de Saddam, entre elas o Ministro das Relações exteriores do Iraque Naji Sabri. As duas fontes garantiram que o Iraque não tinha armas de destruição maciça.

A instabilidade política criada após a queda de Saddam foi o suficiente para provocar com que as minorias que viviam antes em paz ficassem em risco. O ISIS não foi criado somente por uma célula da Al Qaeda, mas também por atrocidades cometidas ao longo do tempo pelos EUA.

Ninguém deseja ver mortes no terreno, mas nada vai impedir que o ISIS atinja ainda mais a Europa se um exército unido por todas as nações não entrar em solo Iraquiano e Sírio.

Fontes:  BBC; Jornal i ; Observador ; Folha de S. Paulo ; História do Mundo

Fonte imagem: Teciber

Susana Nascimento

No comments:

Post a Comment